Cisto de Glândula de Bartholin

O que é um cisto da Glândula de Bartholin?

Um cisto é uma cápsula, cheia de líquido ou material semi-sólido no seu interior. O cisto da Glândula de Bartholin ocorre nesta glândula.

Onde se localiza a Glândula de Bartholin?

A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina.

Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica.

Quais são os Sintomas do Cisto de Glândula de Bartholin?

Muitos dos cistos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um exame ginecológico de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto for infectado, se encher de pus, inchar, e se tornar muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter relação sexual pode ser um abscesso. O cisto cheio de pus é chamado abscesso.

Qual o tratamento, quando o cisto de Glândula de Bartholin é infectado?

Se o cisto se transformar em um abscesso, com pus em seu interior, ele deve ser drenado. Este procedimento pode ser feito no consultório médico. O médico faz , sob anestesia local, uma pequeno corte no cisto que irá liberar o pus. A liberação da pressão causará alívio imediato da dor. O uso de antibióticos pode ser necessário, caso a infecção se espalhe para a pele ao redor da região genital.