Ginecologia Oncológica

O tratamento do câncer ginecológico somente é possível com a dedicação de uma equipe multiprofissional especializada, devido à grande complexidade da doença, e suas diferentes abordagens terapêuticas. A equipe envolve cirurgiões, clínicos, enfermeiros, psicólogos, patologistas, radiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros especialistas.

A Oncologia, é a especialidade medica que estuda os tumores malignos e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando seu tratamento.

Cada tipo de tumor tem um tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos.

A Cancerologia Cirúrgica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais. No Brasil é necessário cursar dois anos de residência médica em Cirurgia Geral como pré-requisito para especialização em Cancerologia Cirúrgica, que dura três anos. A Dra. Patrícia Patury realizou três anos de especialização em Cirurgia Geral, e após mais três anos de qualificação em Cancerologia Cirúrgica, na oncologia cirúrgica se apaixonou pela especialidade relacionada aos tumores relacionados ao sistema reprodutor feminino, realizou mestrado e doutorado em Ginecologia para compreensão específica do tratamento na saúde da mulher.

A Ginecologia Oncológica e a junção da especialidade Cirúrgica em Oncologia com ênfase em Ginecologia.

A Ginecologia Oncológica é a especialidade que aborda os tumores ginecológicos, ou seja as doenças benignas ou malignas no corpo e colo do útero, vulva, vagina, trompas e ovários.

O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente.

Cada tratamento é personalizado e específico. A base do tratamento oncológico é decidida através do estadiamento.

O que é o estadiamento em oncologia?

Estadiamento é um sistema que os especialistas utilizam para estabelecer a extensão da disseminação do câncer. O câncer ginecológico usa o sistema de estadiamento da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), que classifica a doença em estágios de 0 a IV (zero a 4).

O tratamento de cada patologia benigna e maligna do sistema reprodutor feminino está detalhadamente explicado nos links abaixo.

Como medica cirurgiã, com ênfase em ginecologia oncológica a Dra. Patrícia Patury vem apoiando e cuidando de inúmeras mulheres no Serviço Publico e na Clinica Privada durante o diagnóstico e o tratamento do câncer ginecológico. Vem também acompanhando estas mulheres após o termino do tratamento, para o controle da doença e o cuidado da saúde.

Através do seu otimismo e da sua liderança feminina, vem motivando mulheres de diversas raças, classes sociais e idades a se tratarem com amor e respeito, em seus diversos estilos e percepções sobre os conceitos de cura e felicidade.

Apoiar as mulheres a exercerem suas funções pessoais e no coletivo social, vivenciando seus potenciais, dons e talentos para uma realização consciente, mesmo diante do diagnóstico de câncer; esta é a tarefa que a Dra. Patrícia Patury vem exercendo com amor, dedicação e eficiência.