Ginecologia Preventiva

Prevenção Pode Salvar Vidas!

Prevenção não tira férias: mulher prevenida marca presença no ginecologista

É sempre importante ficar atenta aos sinais do seu corpo e deixar o seu acompanhamento médico em dia. Mantenha-se informada e procure o seu ginecologista.

A consulta ginecológica com intenção preventiva geralmente é anual, em alguns casos específicos poderá ter outra periodicidade.

Para que todas as mulheres precisam ir ao ginecologista?

Muitas mulheres se perguntam o que fazer no ginecologista, principalmente as mais jovens. O médico ginecologista tem por função esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do seu corpo em relação à sexualidade, à fisiologia e às patologias do aparelho reprodutor feminino. O ginecologista é quem cuida da mulher desde a primeira menstruação, até após a menopausa.

As mulheres que já foram submetidas a retirada cirúrgica do útero, também devem ser avaliadas e examinadas regularmente pelo ginecologista, especialmente para avaliação da vulva e vagina, e também para verificação de qualquer outro sintoma que possa ter aparecido.

Como é a consulta ginecológica?

A inclusão da perspectiva da paciente é fundamental para que a consulta médica seja eficaz, prazerosa e efetiva. Para que esta inclusão ocorra é necessário que o médico conheça as dimensões físicas, psico-sociais e culturais que compõem a paciente, e incluir este conhecimento na realização da entrevista médica. Como a formação do médico na graduação ainda é apoiada no modelo biomédico, a mudança de paradigma para a realização de consultas médicas suscita treinamento e vivência médica especializada.

A qualidade de serviços de cuidado à saúde compreende dois domínios: técnico e interpessoal. É um consenso na literatura nacional e internacional que a qualidade da relação médico-paciente favorece o diagnóstico e adesão ao tratamento, é fundamental que a paciente sinta-se segura e acolhida para dividir informações, muitas vezes, importantes para a realização do diagnéstico, e posterior plano de tratamento.

Na consulta ginecológica a mulher tem a possibilidade de compartilhar suas questões físicas e pessoais relacionadas a saúde. A consulta inclui uma conversa, anamnese, entrevista e também o exame físico, incluindo a avaliação das mamas e o exame ginecológico, que é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos.

O exame físico detalhado, inclui o exame Papanicolaou, que é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher. Descrito pela primeira vez em 1924, pelo médico George Papanicolau, é um exame simples e rápido, geralmente feito durante o exame ginecológico. O exame permite, através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas.

Qual o comportamento importante da mulher durante a consulta ginecológica?

Quando vai ao ginecologista, é muito importante falar tudo o que tem acontecido, e não ter medo ou vergonha de dizer o que tem sentido. O médico ginecologista é um médico como qualquer outro, e precisa de todas as informações para poder dar um diagnóstico preciso, por isso, não tenha medo nem vergonha de passar por um médico ginecologista, pois ele cuidará de sua saúde íntima.