Hidrossalpinge

O que é hidrossalpinge ?

As extremidades das trompas de Falópio podem ficar danificadas ou bloqueadas, quando isto acontece, elas podem ser enchidas com líquido. As trompas cheias de fluido ficam dilatadas e esse processo é conhecido como hidrossalpinge.

Qual a relação da trompa de Falópio com a Ovulação?

As trompas de Falópio estão anexadas a cada lado do útero, elas têm o formato de tubos. Por isso também são denominadas tubas uterinas. Normalmente, as trompas de falópio coletam a cada mês o óvulo que é liberado do ovário (ovulação) e é nas trompas que o esperma e o óvulo se unem.

A viagem do esperma: ele passa pela vagina e através do útero para as trompas de Falópio, onde acabam por se juntar com o óvulo. Esse processo é conhecido como a fertilização, que é a união do óvulo e do esperma para formar um embrião (óvulo fecundado). O embrião viaja através das trompas para o útero.

Quando se atinge o útero, o embrião pode ser implantado na parede uterina.

O que causa a Hidrossalpinge?

Hidrossalpinge pode ser causada por uma infecção nas trompas de falópio. Outras causas incluem cirurgias anteriores (especialmente cirurgias pélvicas), aderências pélvicas graves, endometriose e outras fontes de infecção, tais como apendicite.

A hidrossalpinge causa sintomas?

A maioria das mulheres não têm sintomas.

Quando os sintomas aparecem, podem ser dores abdominais, inchaço e corrimento vaginal.

Por ser geralmente assintomática a hidrossalpinge, a mulher pode chegar ao diagnóstico apenas quando passa a investigar o motivo da infertilidade.

O tratamento da Hidrossalpinge é necessário?

O tratamento deve ser avaliado de acordo com os sintomas, e a historia clinica da paciente.